Review do Asus Zenfone 12 Ultra: desempenho sólido, mas aquém das expectativas de um ultra
Um smartphone competente que não alcança o nível de excelência dos tops de linha

- Detalhes de preço e disponibilidade do Asus Zenfone 12 Ultra
- Recursos de design e tela do Asus Zenfone 12 Ultra
- Recursos e avaliação da câmera do Asus Zenfone 12 Ultra
- Análise de desempenho e benchmarks do Asus Zenfone 12 Ultra
- Bateria e recursos de carregamento rápido do Asus Zenfone 12 Ultra
- Recursos de software e capacidades de IA do Asus Zenfone 12 Ultra
- Análise do Asus Zenfone 12 Ultra e veredito final
Nossa equipe investe tempo significativo analisando e avaliando produtos, serviços e aplicativos para ajudar você a tomar decisões informadas. Saiba mais sobre nosso processo de testes, análises e avaliações.
O Asus Zenfone 12 Ultra causa uma ótima primeira impressão com seu desempenho poderoso, eficiência energética, preço competitivo e excelente estabilização de câmera. No entanto, sua indisponibilidade no Brasil, a ausência de data de lançamento ou preço confirmados para o país, além das poucas melhorias de hardware e software em relação ao Zenfone 11 Ultra, dificultam a recomendação do aparelho.
Embora o Zenfone 12 Ultra ofereça recursos que podem atrair muitos consumidores, o mercado de smartphones é altamente competitivo, com avanços em software, inteligência artificial e qualidade de câmera desempenhando papéis essenciais. Por isso, outros modelos populares continuam em destaque no nosso guia dos melhores celulares, enquanto este modelo não aparece na lista.
Detalhes de preço e disponibilidade do Asus Zenfone 12 Ultra
Por R$ 6.599, o Zenfone 12 Ultra está disponível em uma única versão com 16GB de RAM e 512GB de armazenamento. Esse valor é R$ 600 a mais que o do Zenfone 11 Ultra anterior, mas levando em conta o aumento no armazenamento padrão, o custo-benefício fica evidente. Além disso, ele é mais acessível do que o ROG Phone 9 Pro, também da Asus.
Mais importante ainda, o Zenfone 12 Ultra custa menos do que o Galaxy S25 Ultra, o OnePlus 13 e até mesmo o Galaxy S25 Plus, que é seu concorrente mais direto. O preço está no mesmo patamar do Google Pixel 9 Pro XL, mas, como oferece mais armazenamento de fábrica que os concorrentes, se destaca como uma opção mais vantajosa. Embora o preço para o Reino Unido ainda não tenha sido anunciado, espera-se que seja semelhante ao valor em euros.
Diferente do Zenfone 11 Ultra, este modelo não será lançado oficialmente nos Estados Unidos. No entanto, ainda é possível comprá-lo por meio de varejistas e revendedores independentes, embora isso possa não ser tão prático quanto adquirir em uma loja local.
Recursos de design e tela do Asus Zenfone 12 Ultra
O Zenfone do ano passado já apresentava um design simples, mas o Zenfone 12 Ultra leva o minimalismo ainda mais longe. A parte traseira com textura fosca exibe apenas o logotipo centralizado da Zenfone e um ícone discreto no bloco da câmera, garantindo um visual limpo e elegante. Isso fica ainda mais evidente na versão preta, enquanto as opções em rosa, branco e verde oferecem um estilo mais vibrante para quem prefere um visual mais ousado.

Com 17,22 cm de altura e pesando apenas 220 gramas, o Zenfone 12 Ultra oferece um tamanho semelhante ao de outros smartphones Android topo de linha, mas com uma sensação um pouco mais leve. Se você procura uma opção compacta, o Zenfone 10 continua sendo um dos melhores celulares pequenos disponíveis atualmente.


A tela AMOLED possui resolução Full HD (FHD), enquanto alguns concorrentes oferecem telas QHD ainda mais nítidas. No entanto, o Zenfone 12 Ultra se destaca pela sua excepcional fluidez. Ele conta com taxa de atualização adaptativa de 1Hz a 120Hz, assim como outros smartphones premium, e ainda oferece um modo de 144Hz para aplicativos compatíveis, proporcionando imagens extremamente suaves.

Não conseguimos medir o brilho da tela do Zenfone 12 Ultra em nosso laboratório. No entanto, ao compará-lo lado a lado com outros smartphones exibindo a mesma página da web, o Zenfone pareceu menos brilhante do que o Pixel 9 Pro XL, que atualmente é um dos celulares mais brilhantes disponíveis. O brilho do Zenfone é mais parecido com o do Galaxy S25 Ultra, e ambos os aparelhos apresentam uma temperatura de cor padrão mais fria.
O Zenfone 12 Ultra conta com o Gorilla Glass Victus 2 para proteger sua tela, enquanto a certificação IP68 garante alta resistência à água e poeira. Assim como nos modelos anteriores, ele mantém a entrada para fone de ouvido na borda inferior, oposta à porta USB-C deslocada.
Ao conectar seu fone de ouvido favorito, o codec de áudio Dirac Virtuo for Headphones aprimora sua experiência sonora. Em uma época em que a entrada para fones de ouvido está cada vez mais rara, é animador ver esse recurso essencial ainda presente em um smartphone de 2025.
Recursos e avaliação da câmera do Asus Zenfone 12 Ultra

A Asus realizou mais uma grande atualização no sistema de câmeras do Zenfone este ano, com foco em aprimorar sua principal câmera estabilizada por gimbal, que é uma das marcas registradas do aparelho. O smartphone conta com uma câmera principal de 50MP, uma lente ultrawide de 13MP, uma lente telefoto de 32MP com zoom óptico de 3x e uma câmera frontal de 32MP. Embora esses sensores ofereçam a mesma resolução do modelo do ano passado, as melhorias visam proporcionar uma qualidade de foto e vídeo ainda melhor.
Hardware semelhante nem sempre garante a mesma qualidade de câmera. Para ver como o Zenfone 12 Ultra se sai, fiz um passeio fotográfico por Londres ao lado do iPhone 16 Pro Max e do Samsung Galaxy S25.
Vamos começar pela câmera principal. Em uma foto de Oxford Circus, a imagem do Zenfone parece mais fria e menos nítida do que a do iPhone. Detalhes como placas de rua e texturas do asfalto ficam mais claros na foto do iPhone.
Depois, comparei fotos da entrada do Cardinal Place. O Zenfone apresentou cores mais apagadas em comparação ao Galaxy S25. Embora isso ajude a controlar o brilho das placas luminosas na praça, também deixa a cena geral mais sem vida.
Testando o modo noturno do Zenfone 12 Ultra perto da estação Kings Cross, notei menos reflexo das luzes nas árvores, o que preserva detalhes como galhos finos. No entanto, o iPhone capturou cores mais vibrantes, especialmente nas áreas menos iluminadas, deixando sua foto mais viva.
Mudando para a câmera ultrawide, fotografei o gazebo Tudor nos jardins da Soho Square. O Zenfone entregou uma imagem mais clara e menos saturada do que o Galaxy S25, mas com menor alcance dinâmico. No Galaxy S25, as marcas cinza na parede do gazebo se destacam com mais nitidez.
Na comparação do zoom 3x na Catedral de Westminster, ficaram evidentes as limitações do Zenfone 12 Ultra. Sua foto ficou mais escura e menos nítida do que a do Galaxy S25, embora o contraste do Zenfone evidencie os tijolos.
Para selfies em modo retrato, o Zenfone produziu uma imagem mais quente e escura, dificultando distinguir as bordas do efeito bokeh. Também borraram as bordas dos meus óculos, enquanto o Samsung entregou uma foto mais clara e com melhor separação do fundo.
Antes de terminar, vamos analisar o desempenho em vídeo. O Zenfone 12 Ultra conta com estabilização tipo gimbal na câmera principal, pensada para capturar movimentos mais suaves em comparação com outros tops de linha, que dependem de estabilização tradicional ou digital.
Em uma comparação lado a lado em uma passarela, a estabilização por software do Galaxy S25 foi eficiente, mas meus passos ficaram mais perceptíveis do que no vídeo do Zenfone. O S25 também tem um campo de visão mais estreito, provavelmente para ajudar a reduzir a trepidação.
No geral, o Zenfone 12 Ultra oferece recursos únicos de câmera, mas a qualidade das fotos e vídeos pode variar conforme o cenário, em comparação a outros smartphones líderes do mercado.
Análise de desempenho e benchmarks do Asus Zenfone 12 Ultra

Equipar um smartphone com um processador Snapdragon 8 Elite e 16 GB de RAM é exatamente o que se espera de um aparelho Android topo de linha em 2025, e é isso que a Asus entrega com o Zenfone 12 Ultra. No entanto, seus resultados de desempenho são um pouco inferiores aos de outros celulares que usam o mesmo processador, especialmente em testes gráficos.
Ao jogar Ex Astris com as configurações máximas, o jogo geralmente rodou de forma fluida, mas houve quedas ocasionais na taxa de quadros que não eram tão perceptíveis em outros modelos flagship concorrentes.
Escolher o armazenamento do Zenfone 12 Ultra é fácil — ele já vem com 512 GB como opção padrão. Essa capacidade generosa de armazenamento se destaca, especialmente quando comparada a concorrentes como o S25 Plus e Ultra, que começam com 256 GB, e o Pixel 9 Pro XL, que oferece apenas 128 GB na versão inicial.
Bateria e recursos de carregamento rápido do Asus Zenfone 12 Ultra

O Zenfone 12 Ultra conta com uma bateria de 5.500 mAh, maior do que a encontrada em muitos smartphones de tamanho similar.
Em um teste de bateria realizado no YouTube — transmitindo três horas de vídeo em 1080p com 50% de brilho — o Zenfone 12 Ultra consumiu apenas 11% da bateria. Para comparação, outros aparelhos topo de linha perderam entre 14% e 20% nas mesmas condições. Essa eficiência impressionante provavelmente se deve, em parte, à tela do Zenfone 12 Ultra, que tem resolução e brilho menores que alguns concorrentes.
No geral, o Zenfone 12 Ultra se destaca pela excelente autonomia de bateria, sendo uma ótima escolha para quem precisa de um celular que dure o dia todo.
O Zenfone 12 Ultra conta com carregamento rápido, oferecendo 65W por cabo e 15W sem fio. Com um carregador compatível, o Zenfone 12 pode atingir 42% de bateria em apenas 15 minutos, 81% em 30 minutos e carga completa em 47 minutos. Embora o modelo europeu não acompanhe carregador, é possível alcançar a velocidade máxima de carregamento com qualquer carregador e cabo que suportem os padrões USB Power Delivery 3.0 ou PPS.
Recursos de software e capacidades de IA do Asus Zenfone 12 Ultra

A Asus mantém o Zenfone 12 Ultra fácil de usar ao oferecer recursos práticos de IA. Você encontra ferramentas úteis como tradução em tempo real, cancelamento de ruído para chamadas de voz mais claras, transcrição de áudio, tradução de textos, papéis de parede gerados por IA e edição simples de fotos com Magic Fill e Desfocar para melhorar suas imagens. O recurso Google Círculo para Pesquisar permite iniciar uma busca rapidamente com apenas um toque e um deslize.
Um dos destaques entre as funções de IA é a avançada sumarização de artigos, alimentada pelo Meta Llama 3. Esse recurso salva automaticamente seus resumos no aplicativo Resumo de Artigos por IA, criando uma lista de leitura prática com artigos condensados. Embora os nomes dos artigos padrão possam nem sempre ser traduzidos perfeitamente, você pode renomeá-los facilmente. Os resumos são precisos e comparáveis aos oferecidos por outros serviços líderes de smartphones.
Explorar os recursos de busca semântica nos aplicativos Fotos e Configurações tem sido um destaque, especialmente nos modelos de smartphone mais recentes. Essa ferramenta permite encontrar rapidamente fotos ou configurações apenas descrevendo o que você procura, mesmo que sua descrição seja vaga. Você também pode usar esse recurso para buscar funções em alguns outros aplicativos padrão, tanto pela busca do sistema quanto pela janela de pesquisa na gaveta de aplicativos, tornando o processo muito mais rápido do que rolar por várias páginas de apps.
No entanto, enquanto muitos celulares Android agora oferecem de cinco a sete anos de suporte após o lançamento, este aparelho oferece apenas dois anos de atualizações do sistema operacional e quatro anos de atualizações de segurança. Se você pretende usar o celular por vários anos, esse período mais curto de suporte pode não oferecer o melhor custo-benefício a longo prazo.
Análise do Asus Zenfone 12 Ultra e veredito final

Curiosamente, mesmo que o Asus Zenfone 12 Ultra tenha um tamanho mais convencional, ele ainda agrada a um público de nicho — assim como os modelos menores da linha Zenfone dos anos anteriores.
Dito isso, há muitos motivos para considerar o Zenfone 12 Ultra. Ele oferece uma excelente autonomia de bateria, desempenho de alto nível e ótimo custo-benefício para sua categoria de tamanho. Além disso, sua inovadora câmera com estabilização tipo gimbal pode ser o diferencial para quem prioriza recursos avançados de fotografia.
Eu ficaria mais entusiasmado com o Zenfone se ele trouxesse upgrades de hardware mais significativos. O Galaxy S25 conseguiu impressionar graças aos seus avançados recursos de IA, que oferecem usos práticos e inovadores da inteligência artificial.
Em comparação, o Zenfone 12 Ultra atualmente fica atrás em tecnologia de IA e não deve receber muitas atualizações de software para diminuir essa diferença, mesmo que funções como o app de resumo por IA e a busca semântica sejam bem executadas.
O Zenfone 12 Ultra pode ser uma ótima opção se você quer aproveitar parte do desempenho e da experiência do ROG Phone 9 Pro por um preço mais acessível—sem o design arrojado ou os extras específicos para jogos.
Isso é ainda mais válido se fotografia com smartphone não for sua prioridade, já que muitos concorrentes nessa faixa se destacam em câmeras.
Por outro lado, se você valoriza recursos de IA de ponta, atualizações frequentes de software ou um conjunto mais equilibrado de funcionalidades e custo-benefício, talvez valha a pena considerar alternativas como o Galaxy S25 Plus ou Ultra, Pixel 9 Pro XL ou OnePlus 13.